Rodrigo Suzuki Cintra

Biografia

Professor, filósofo e escritor, Rodrigo Suzuki Cintra nasceu em São Paulo, capital, em 1978. Filho do jurista Dyrceu Cintra Jr. e da artista plástica Vera Suzuki Cintra, é pai de Allegra Suzuki Cintra.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco/USP) e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), realizou o mestrado (2008) e o doutorado (2012) na USP. Estudou a obra de Shakespeare na University of Cambridge, Inglaterra. Realizou pesquisa sobre as relações entre os direitos humanos e a gramática da ideologia na Universidade de Coimbra, Portugal (2014). É Socius in Collatione Juridica Conimbrigensi pelo Centro de Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra.

Palestrante em diversos lugares no Brasil, também foi ouvido na Alemanha, Inglaterra e Portugal. Ensinou na Faculdade de Direito da USP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade Cásper Líbero, Universidade São Judas e na Universidade Paulista.

É autor dos livros de não-ficção: Liberalismo e Natureza (2010), Direito e Educação (2013), Shakespeare e Maquiavel – A Tragédia do Direito e da Política (2016) e Filosofia Antiga (2022). Escreveu o livro de ekphrasis A Galeria Invisível, disponível em seu website pessoal, e os livros de poemas Geometrias de Cosmos (2019) e O Caderno de Dispositivos de M. Lovet (2024).

Autor de diversos artigos de circunstância, artigos científicos, capítulos de livros e ensaios, exerce, regularmente, a atividade de crítica cultural em jornais e revistas especializadas.

OBRAS DO AUTOR


POESIA

  • O Caderno de Dispositivos de M. Lovet (7 Letras, 2024).
  • Geometrias de Cosmos (Ateliê Editorial, 2019).

NÃO-FICÇÃO

  • Filosofia Antiga (Senac, 2022).
  • Shakespeare e Maquiavel – A Tragédia do Direito e da Política (Alameda, 2016).
  • Direito e Educação – Reflexões Críticas para uma Perspectiva Interdisciplinar (Saraiva, 2013).
  • Liberalismo e Natureza – A Propriedade em John Locke (Ateliê Editorial, 2010).

FICÇÃO