Estado, Decisão e Exceção: Carl Schmitt revisitado Resumo: O objetivo desse trabalho é fazer uma reconstrução teórica dos principais argumentos e temas do pensamento de Carl Schmitt. Tentaremos fazer uma leitura que parte da ideia de que é possível se ter uma visão de conjunto da obra do autor. Sustentaremos, a partir dessa reconstrução do …
Breve comentário sobre o aforismo 380 da Gaia Ciência de Nietzsche “Para uma vez ver com distância nossa moralidade européia, para medi-la com outras moralidades, anteriores ou vindouras, é preciso fazer como faz um andarilho que quer saber a altura das torres de uma cidade: para isso ele deixa a cidade. ‘Pensamentos sobre preconceitos morais’, …
Amizade e Autoridade Amizade e autoridade política LEAR: O que queres? KENT: Servir. LEAR: A quem queres servir? KENT: Ao senhor. LEAR: Me conheces, homem? KENT: Não, senhor; mas o senhor tem em seu aspecto o que eu gostaria de chamar de amo. LEAR: Que é o quê? KENT: Autoridade. Shakespeare, Rei Lear, I.iv.20-27. …
ARTIGOS DE CRÍTICA CULTURAL “Três ases e um curinga” – sobre Fernando Pessoa Valor Econômico, 18/07/2014 “Orgulho e preconceito” – sobre D. W. Griffith Valor Econômico, 06/03/2015 “Eisner, um sonhador em quadrinhos” – sobre Will Eisner Valor Econômico, 03/03/2017 “Nota sobre Beyond the wall” – sobre um livro de poemas de …
ARTIGOS DE CRÍTICA CULTURAL “Três ases e um curinga” – sobre Fernando Pessoa Valor Econômico, 18/07/2014 “Orgulho e preconceito” – sobre D. W. Griffith Valor Econômico, 06/03/2015 “Eisner, um sonhador em quadrinhos” – sobre Will Eisner Valor Econômico, 03/03/2017 “Nota sobre Beyond the wall” – sobre um livro de poemas de Régis …
Quem tem medo de Azul? (Azul é a cor mais quente de Abdellatif Kechiche) Comecemos pelo sexo. Sim, pelo sexo. Existe algo de estranho nos discursos bem-pensantes sobre o filme “Azul é a cor mais quente” de Abdellatif Kechiche. O que se diz reforça o que não gostariam que se dissesse. Os críticos menos …
“A Nova Utopia”, o uivo de Bonvicino Uma poética-violência percorre a estrutura do novo livro de poemas de Régis Bonvicino: “A Nova Utopia”. Os tempos exigem. É na denúncia e crítica social da mediocridade de nossa época, um momento em que o coro de um politicamente correto surge nos discursos prontos de maneira cínica, que …
MANIFESTO ZAGAIA mas é preciso disparar setas, flechas, canhões, cuspes, zagaias. Armas contra. Nosso golpe: ironia e paradoxo, estranhamento e ressignificação. Em algum lugar, um padre corre perigo. Um pensamento pelo avesso. Perplexidade? Comemos gerânios no café da manhã. Reacionários de todas as vertentes são o alimento da madrugada. A indigestão se dissolve em poemas, …
Capricho e crise política (21/03/16) Talvez um dos modos de navegação social mais distintivos de nossa vida política seja o capricho. Essa figura da extravagância, da vontade sem razões precisas, é típica de contextos arbitrários. Mas, algo não pode ser esquecido quando se trata de pensar uma política caprichosa: o capricho tem lado, é estruturante …
10 TESES SOBRE O CAPRICHOSO POLÍTICO Senti a necessidade de explicitar o que venho chamando de caprichoso político. Essa figura, ao que me parece, é característica de nosso modo de navegação social e política e aparece com maior intensidade nos momentos de crise, em que as oposições em jogo se mostram mais evidentes. As dez …
Input your search keywords and press Enter.